sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PAZ!!!!


Hoje fazem 65 anos que ocorreu uma tragédia provocada pelo ser humano.
Em 6 de agosto de 1945 foi lançada a bomba atômica na cidade de Hiroshima no Japão.
Este ato teve grande impactos negativos, tanto na vida dos japoneses que morreram naquele momento quanto aqueles que faleceram em decorrência de doenças causadas pela radiação.
Essa é a imagem da explosão da bomba atômica, a principio pode até parecer uma imagem bonita, mas se pensarmos em todas as vidas que estavam abaixo daquilo e que foram ceifadas por motivos que de forma nenhuma justificam, vemos uma das imagens mais aterrorizantes.

Fonte: Blog do Estadão


Esta outra imagem é uma estimativa feita pelo amigo Vilar no google Earth de onde teria sido o epicentro da explosão.


É importante lembrar esse fato para refletirmos sobre qual o mundo que nós queremos no futuro, para nossos filhos e filhos de nossos filhos. Para essa reflexão sugiro que você assista a esse vídeo no youtube, clicando aqui.

A música é Rosa de Hiroshima de Vinícius de Moraes e imortalizada na voz de Nei Matogrosso.

Prestem atenção na interpretação da meninha. Realmente não sei que sentimento ter, se o de revolta ou o de tristeza.



Rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada

Você já dobrou seu tsuru pela paz hoje? O que o tsuru tem a ver com a paz Mundial? Se você não conhece a história da Sadako e os mil pássaros de papel clique aqui pra conhecer.
Amanhã estarei junto com o Origami Manaus dobrando tsurus pela paz mundial na praça de Alimentação do Manauara Shopping a partir das 15:00. Pretendemos dobrar 1000 tsurus mentalizando a paz mundial. Venha e chame seus amigos pra promover a paz conosco.



Abraços
Daniel Thomás

2 comentários:

Aureni Ribeiro disse...

Linda ação Daniel para promover a paz! gostaria de participar! mas moro em Porto Velho. Vou dobrar tsurus e pensar positivo. Acredito que cada um fazendo sua parte podemos ter um mundo muito melhor.

Anônimo disse...

Sim,Daniel,já dobrei o meu tsuru pela paz e assim que retornar de uma viagem vou iniciar em minha escola uma campanha pela paz no mundo tendo como plano principal a história de Sadako. Com cada um fazendo a sua parte reforçamos os elos dessa corrente. MIL TSURUS PELA PAZ!